Oral (Tema Livre)
320-1 | O linchamento, sua imagem e seu público: a ancoragem da violência entre estudantes do ensino médio público de Natal - RN | Autores: | William Borges1 1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Resumo: O presente trabalho é fruto de um estudo monográfico em andamento sobre as representações sociais que estudantes de ensino médio de escolas públicas de Natal, RN, possuem sobre os frequentes linchamentos que tornam a suceder no cotidiano brasileiro contra suspeitos de crimes e/ou pessoas transsexuais. Os objetivos são fazer uma análise dos elementos da ancoragem e objetivação das representações formadas entorno de tais atos de violência bem como identificar as instituições e elementos da rotina que podem vir a reforçar, afirmar e legitimar tais ações além de fazer a sua devida relação com poder simbólico. Desde Émile Durkheim (1858 - 1917) que o conceito de representações coletivas entrou em jogo nas ciências humanas, mas foi depois de Serge Moscovici (1928 - 2014) que a Teoria das Representações Sociais veio a tona com uma nova abordagem sobre o senso comum e a construção do conhecimento na relação indivíduo-sociedade, simultaneamente coletiva e individual, enquanto Pierre Bourdieu (1930 - 2002) nos trouxe contribuições sobre o poder simbólico e consequências na educação. A escola, uma vez que está inserida na atividade social, é um espaço de reflexo das ideias que existem fora dela, destarte esses elementos serão reunidos nas pesquisas. Para alcançar tais objetivos será utilizado a técnica de grupo focal com estudantes de nível médio de diversas escolas públicas da cidade, visto que é nessa etapa de educação básica que está inserida a disciplina de sociologia.
Palavras-chave: Representações Sociais, Poder Simbólico, Violência, Ensino Médio |