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ENESEB 2017
Resumo: 321-1

Oral (Tema Livre)


321-1

Uma história a ser (re)contada...A luta pela implementação da Sociologia no Ensino Médio: narrativas, gerações e espaços de disputas.

Autores:
Roberto Mosca Junior1
1 CPII - Colégio Pedro II

Resumo:
Este artigo analisa o processo histórico de implementação da Sociologia como disciplina obrigatória no Ensino Médio percorrendo algumas biografias que se engajaram nesta luta. Para tanto, abarca três gerações (anos 1980, 1990 e 2000) que se constituíram, como um campo contra hegemônico, nas Ciências Sociais, ampliando seu leque de atuação e, por vezes, fazendo oposição a um corpo universitário já consolidado mas que, apenas de forma minoritária, abraçava tal bandeira . A metodologia de pesquisa adotada é a história oral a qual envolveu narrativas de sujeitos/atores que consideramos importantes para (re)contar esta história. Seguindo a ideia de que “o esquema básico de uma sequência narrativa é algo como: situação inicial – complicação – reação – resolução – situação final – avaliação ou moral da história”, como descreve Muniz Sodré (SODRÉ, 2009, p. 204), começamos nossa investigação de maneira arbitrária em relação ao corte temporal. Localizamos nossa situação inicial na segunda metade da década de 1980, mais precisamente com a notícia publicada no boletim da Associação Profissional dos Sociólogos do Rio de Janeiro (APSERJ), no mês de novembro de 1989, noticiando a aprovação da inclusão da Sociologia na Carta Magna do Estado do Rio de Janeiro .

Palavras-chave:
 História da Disciplina, Memória, Ensino de Sociologia