Oral (Tema Livre)
323-1 | ENEM ou PCN’s: o que define o conteúdo de sociologia na rede privada? | Autores: | João Balbi1, Luisa Saramago2 1 SEEDUC-RJ - Secretaria de Educação - RJ, 2 UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense |
Resumo: O ensino de sociologia vem, aos poucos, recebendo importantes ferramentas para o seu desenvolvimento e afirmação como disciplina regular do ensino médio. O livro didático ou as apostilas têm sido constantemente atualizados para aperfeiçoamento da atividade docente. O número de escolas particulares adotando apostilas de sistemas de ensino privados, diferente da ferramenta clássica das editoras, faz com que as referências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sejam colocadas de lado e o objetivo seja a aprovação nas universidades. Visto que o ENEM tem atuado como principal porta de acesso às universidades, essa avaliação passa a direcionar o ensino nas escolas particulares e, consequentemente, as temáticas presentes nas apostilas. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo e os exercícios e atividades propostas nas apostilas de alguns sistemas de ensino privados comparando com os PCN’s e as habilidades e competências do ENEM. Por fim, encontra-se um ensino distante da formação para o pensamento crítico e exercício da cidadania em detrimento da ênfase em temáticas recorrentes no ENEM.
Palavras-chave: sociologia, ensino, ENEM, material didático, currículo |