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ENESEB 2017
Resumo: 325-2

Poster (Painel)


325-2

A presença da Sociologia nos cursinhos populares do estado do Rio Grande do Sul

Autores:
Fellipe Madeira1
1 UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo:
Os Concursos Vestibulares são um processo de transposição e legitimação das desigualdades estabelecidas no mundo social para a educação. Inúmeros trabalhos do campo sociológico buscam compreender essa relação sobre o desempenho escolar, tendo como principal resposta ou arquétipo teórico a Reprodução desse desempenho correlacionando esse processo de desigualdade com o social. Ou seja, estudantes que seriam pouco privilegiados quanto ao capital cultural, econômico e social, tenderiam a reproduzir tais dificuldades em sua trajetória escolar. Nesse sentido que os cursinhos populares no estado do Rio Grande do Sul surgiram, a partir de experiências singulares em outras regiões, principalmente, a partir do PVNC (Pré-Vestibular de Negros e Carentes) do Rio de Janeiro; vinculados ao processo de democratização do Ensino Superior. Assim, com o princípio de trabalhar aspectos da Cidadania, a relação do Sujeito histórico a partir da imaginação sociológica, ou a própria discussão dos processos de legitimação intrínsecos ao Concurso Vestibular, temos a disciplina de Sociologia que se insere além dos percursos formais de ensino. O presente trabalho visa mapear a importância e a presença da disciplina de Sociologia nos cursinhos populares do estado do Rio Grande do Sul, ou seja, em processos fora dos âmbitos formais de ensino.

Palavras-chave:
 cursinhos populares, Educação Popular, Sociologia