Oral (Tema Livre)
327-1 | UMA SOCIOLOGIA PARA A SOCIOLOGIA: A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E OS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO | Autores: | CAROLINE COUTINHO1,3,4, PEDRINA DAMASCENO1, JAQUELINE RICARDO2 1 SEE/MG - SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, 2 SEE/SP - SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, 3 GMVC/UNIMONTES - Grupo de Estudos em Metodologia, Violência e Criminalidade, 4 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto |
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar como os alunos interagem com o livro didático nas aulas de Sociologia no Ensino Médio Regular. Partindo do pressuposto que, diante do contexto de que o investimento de recursos financeiros no ensino público no Estado de Minas Gerais é limitado, na prática, muitas vezes, o único contato de material impresso pelo aluno é o livro didático disponibilizado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Governo Federal. Em seguida, outra questão a ser considerada é como a Sociologia é apresentada neste material - no caso deste estudo, o livro Sociologia Hoje, de Igor Machado, Henrique Amorim e Celso de Barros, ponderando as principais reflexões acerca da linguagem utilizada e a apropriação do conteúdo pelo aluno. A questão norteadora desta pesquisa é que há um distanciamento entre a linguagem presente nos livros didáticos e a compartilhada entre os alunos. O estudo está em desenvolvimento, e no momento estão sendo realizados levantamentos bibliográficos e acerca do tema, análise dos conteúdos do livro e estudos sobre os grupos para aplicabilidade da pesquisa. Palavras-chave: SOCIOLOGIA, LIVRO DIDÁTICO, ENSINO MÉDIO |