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ENESEB 2017
Resumo: 330-2

Poster (Painel)


330-2

Os métodos e práticas das Ciências Sociais na desnaturalização das relações de gênero

Autores:
Nayane Lorena Rosa Santos1, Maria Luísa Galdeano Damasceno1, Sofia Klinke De Melo Araújo1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 3 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
As escolas de educação básica da cidade de Uberlândia-MG apresentam uma realidade complexa, com especificidades que estão associadas ao contexto histórico e a região que essas diferentes instituições ocupam na Uberlândia. Diante disso, o Programa de Bolsa à Iniciação Docência (PIBID) subprojeto Sociologia, juntamente com as ferramentas metodológicas, buscou identificar os afetos e o quantum de experiências que marca as relações sociais no que circunscreve as experiências gênero na Escola Estadual Parque São Jorge que se encontra na periferia do município. A partir de Jeanne Favret-Saada (2005) e Roberto Cardoso de Oliveira (1996), conseguimos constatar nas relações escolares um processo de naturalização das relações de gênero entre o(a)s estudantes. O PIBID – Sociologia ao identificar essa prática social procurou criar uma estratégia onde os problemas das relações de gênero fossem discutidos, estranhados e desnaturalizados. Para se atingir essa dimensão da “imaginação sociológica”, foi realizado um Cine-debate com o filme Orações para Bobby (2009). Nessa atividade o PIBID-Sociologia procurou trazer situações que aproxima a realidade do(a)s discentes da escola ao tema de gênero. O escopo da ação era produzir uma percepção e uma prática diferente na qual os alunos estavam acostumados a reproduzir, pois ao se apresentar uma outro leitura sobre o mundo, o(a)s estudantes terão condições de assistir e desarmar situações de constrangimento social, violência e preconceito.

Palavras-chave:
 Educação, Métodos e práticas, PIBID- Sociologia