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ENESEB 2017
Resumo: 331-1

Oral (Tema Livre)


331-1

O PIBID de Ciências Sociais frente à aceitação da sociologia no ensino médio

Autores:
Sara Santos1
1 UFRRJ - universidade federal rural do rio de janeiro, 2 UFRRJ - universidade federal rural do rio de janeiro

Resumo:
A proposta deste trabalho é incentivar o uso de metodologias alternativas no ensino de sociologia, seja durante as aulas, seja como avaliação escolar. Pois levando em conta que há uma variedade de personalidades, histórias de vida e individualidades em uma sala de aula é importante que consigamos avaliar de diferentes formas também. Nosso objetivo aqui é mostrar, com base em nossas experiências de PIBID em duas escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, como o uso do teatro político, como metodologia alternativa, proporcionou uma experiência muito rica em aprendizado e envolvimento com os temas trabalhados. Tanto os alunos quanto nós bolsistas do PIBID e o professor supervisor do colégio, todos ganhamos muito com isso. Esta proposta se baseia em nossas experiências atuando há três anos no subprojeto do PIBID de Ciências Sociais da UFRRJ, cuja temática é “Direitos Humanos e Cidadania”. Nesse tempo trabalhamos com duas escolas no mesmo bairro de Campo Grande - RJ, onde encontramos grande diferença na recepção das propostas tanto pela Direção da escola quanto pelos alunos, o que serve de grande reflexão para o trabalho proposto. Assim como encontramos uma saída para fazer uma sociologia mais democrática nas escolas gostaríamos de partilhar nossas reflexões e ouvir também o que possa contribuir para nosso trabalho hoje como bolsistas mas em breve como professoras efetivas em sociologia no ensino médio.

Palavras-chave:
 EDUCADOR, ENSINO MÉDIO , METODOLOGIAS , PIBID , SOCIOLOGIA