Oral (Tema Livre)
333-1 | Análise de criação: experiência do ensino de Sociologia com cinema | Autores: | Henrique Fernandes Alves Neto1 1 IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Ivaiporã |
Resumo: Foi no mesmo ano, 2008, que a Sociologia se torna disciplina obrigatório em todas as séries do Ensino Médio e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é instituída – conjuntamente com a criação do Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esse encontro marca um novo desafio ao ensino de Sociologia: como fazer uma disciplina essencialmente “teórica” alcançar os anseios “práticos” de um ensino profissionalizante? Com o intuito de aproximar a Sociologia dos discentes do IFPR é que foi criado o projeto de pesquisa/extensão Análise de criação: experiência de cinema no IFPR. O projeto visa utilizar o cinema como ponte entre a realidade discente e a teoria sociológica. Realizado no contra turno das aulas, com discentes voluntários, o projeto possui quatro etapas: a) análise sociológica de filmes “comerciais” e “artísticos”; b) aprendizagem da linguagem cinematográfica; c) experiência de criação cinematográfica – produção de curtas-metragens; e d) pós-produção. No processo de criação de curtas-metragens, é a imaginação sociológica, a alteridade, a criticidade, a dialética, os pressupostos teóricos e metodológicos da sociologia clássica – dentre outros - que orientam o processo criativo dos discentes. O principal arcabouçou teórico para a execução do projeto são os escritos de Alain Bergala e Adriana Fresquet (do grupo Cinead). Palavras-chave: Cinema, Ensino de Sociologia, Produção cinematográfica |