Oral (Tema Livre)
334-1 | O BULLLYING NAS ESCOLAS: colocando a legislação em prática | Autores: | Paulo Stumpf1 1 SEDF - Secretaria de Estado de Educação do DF |
Resumo: Busca-se apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica sobre casos de bullying implantada em três escolas públicas localizadas em diferentes comunidades do Distrito Federal, comparando a forma como foram executadas e resultados obtidos. Reconhecer que o bullying está presente fortemente nas escolas e debater os casos vivenciados seriam os primeiros passos para lidar com este problema. Nesse sentido, a sociologia pode oferecer aos estudantes ferramentas conceituais que os auxiliem na identificação e compreensão deste fenômeno social.
A violência não é um fenômeno isolado, pois é resultante de interações sociais e pode se manifestar de formas específicas em cada cultura e de acordo com o conjunto de normas e valores que podem orientar indivíduos em uma sociedade. Neste caso, levaremos em conta os valores das comunidades onde se localizam as escolas.
O resultado previsto com esta atividade foi o de conscientizar a comunidade escolar e, com isso, prevenir casos de exclusão causados pelo bullying. Sabe-se que o agravamento desse tipo de violência escolar atua diretamente no rendimento dos alunos e na qualidade das relações sociais da comunidade. A intenção dessa comunicação é ainda de que outras escolas percebam a importância de se debater este tema, seguindo as orientações já previstas em legislação.
Palavras-chave: Bullying, Comunidade escolar, Mediação de conflitos |