Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 335-1

Poster (Painel)


335-1

A Tênue Linha Entre o Medo e o Estigma- reflexões sobre os efeitos sócios-educacionais no colégio Estadual Sagrada Família- Londrina PR

Autores:
Luciane Santos1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Este trabalho tem como foco a relação entre o medo e a estigmatização dos estudantes do colégio Estadual Sagrada Família. Busca-se identificar a percepção de insegurança dos moradores do bairro - Jardim do Sol -, em relação aos jovens estudantes do colégio, e, assim, compreender de que forma o medo decorrente do estigma interfere na dinâmica sócio-educacional do colégio, em particular, na vida dos estudantes, identificados como o "tipo ideal" do criminoso, ou seja, jovens oriundos de grupos vulnerabilizados como os negros, os pobres e os "favelados". Em relação aos objetivos, e, do ponto de vista do seu objeto, este trabalho transitou entre métodos qualitativos e quantitativos. Foram feitas entrevistas com estudantes e egressos do colégio, e, com estudantes (moradores do bairro), matriculados em outros colégios, assim como foram feitas entrevistas com moradores do entorno do colégio, foram feitas observações participantes como a participação em reuniões de pais e mestres e reuniões pedagógicas, buscando descrever elementos relevantes do dia a dia do colégio. Foi ainda aplicado um questionário (survey) online desenvolvido pelo Observatorio da Educação (OBEDUC/UEL). À luz dos estudos de Goffman compreendemos o estigma como um desvalor social, que no contexto educacional, leva à negligencia e ao abandono do estudante estigmatizado. Goffman,Ervin. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada

Palavras-chave:
 Estigma , Evasão, Medo