Oral (Tema Livre)
338-1 | O ensino da sociologia na educação profissional: problematização da realidade, integração dos saberes e propostas de intervenção | Autores: | Josemi Medeiros da Cunha1, Jeremias Alves de Araújo 1 1 IFPI - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí |
Resumo: A partir de um alinhamento dos conteúdos da disciplina de sociologia com as disciplinas de história, de geografia, de filosofia, de educação física e das especificas dos cursos técnicos integrados em administração, agricultura e informática, demos início a um conjunto de práticas pedagógicas que objetivava consolidar o papel da sociologia na educação básica. Construindo um diálogo entre os saberes, mobilizamos os momentos em sala de aula para discutir temas comuns entre as disciplinas, e principalmente, conhecimentos que estavam sendo abordados na formação profissional. Nesse caminho o debate sobre exclusão e desigualdades sociais foi utilizado para organizar atividades interdisciplinares ou integradas entre as disciplinas de empreendedorismo social e educação física. Na oportunidade discutimos em sala como os diferentes processos de exclusão acontecem na realidade das pessoas deficientes, no direito a cidade, na escola e no acesso ao mundo do trabalho. Em consequência disso, realizamos aulas integradas e uma experiência prática no centro da cidade, em que ao simular as condições dos deficientes, os estudantes construíram leituras científicas e críticas sobre a realidade que desencadearam em uma audiência pública para discutir o tema e propor ações coletivas de intervenções. A atividade possibilitou estudos dirigidos, elaboração de avaliação interdisciplinar, participação política, aplicação dos conhecimentos estudados e formação de um sujeito crítico e reflexivo. Palavras-chave: Diálogo, Ensino, Intervenção |