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ENESEB 2017
Resumo: 338-2

Oral (Tema Livre)


338-2

Realidade, caderno, pesquisa e prova: estudando e ensinando a sociologia na escola

Autores:
Josemi Medeiros da Cunha1, Jeremias Alves de Araújo2
1 IFPI - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí, 2 IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN

Resumo:
A oficina propõe uma reflexão sobre a importância de tornar os conteúdos escolares trabalhados em sala de aula mais significativos para os estudantes a partir de uma perspectiva dialógica (FREIRE,1990). O objetivo da oficina é socializar uma metodologia de ensino que utiliza os três momentos do conhecimento proposto por Marx (concreto, abstrato e concreto pensado), e que tem contribuído na compreensão dos conteúdos e abordagens em sala de aula, em atividades de pesquisa promovidas pelos estudantes, na produção textual, na produção coletiva das avaliações e na construção de uma imaginação sociológica e de uma reflexividade em escolas do Piauí e do RN. Na oficina os participantes irão vivenciar a experiência prática de: identificar um tema ou problema que esteja relacionado a realidade dos estudantes (ou aos conteúdos a serem estudados em sala), organizar os conhecimentos científicos e dos alunos sobre o tema, construir coletivamente uma reflexão sociológica. Por fim, discutiremos as possibilidades de aplicação da metodologia no ensino de sociologia na educação básica (no registro das aulas nos cadernos dos alunos, na realização de atividades em sala, nos estudos individuais, na utilização dos conhecimentos sociológicos para problematizar determinadas realidades, na pesquisa em grupos, na elaboração de avaliações, etc.) e dos conhecimentos científicos no meio social. Para a atividade será necessário: 08 cartolinas. Número de participantes: 30. Duração: 3h.

Palavras-chave:
 Conhecimento, Dialógico, Momentos