Oral (Tema Livre)
339-1 | O lugar da sociologia na reforma do ensino médio: entre o status de disciplina e a miragem dos estudos e práticas. | Autores: | Graziela Jacynto Lara1,2 1 SEDF - Secretaria de Educação do DF, 2 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: A sociologia tem um histórico irregular entre as políticas públicas de educação, especialmente as que dizem respeito ao currículo. A aprovação da LDB/96 trouxe avanços para a situação educacional e por consequência para o ensino de sociologia. Mas o fato de ser assegurada em lei não garante a oferta dessa disciplina e muito menos consenso sobre sua permanência. Além disso, o ensino médio passa por um longo processo de construção de sua identidade como etapa da educação básica. Isto é um fato relevante que afeta a presença a presença da sociologia como disciplina. O ensino médio passou por três momentos que reformularam o currículo e se configuram em um cenário de disputas (SILVA, 2015): as propostas das DCNEM de 1998; as das atuais DCNEM de 2011; e por fim as proposições de mudanças na LDB que constam do PL de nº 6894/2013, aprovado pelo Congresso Nacional. Este último é o que mais afeta o ensino de sociologia, pois retira a obrigatoriedade como disciplina e afirma que esse conhecimento será apresentado na forma de estudos e práticas de sociologia. Este trabalho discutirá o lugar do ensino de sociologia diante das reformas do ensino médio que ocorreram nas últimas décadas. Para tanto, serão usadas a análise documental das referidas Diretrizes e do Projeto de Lei. Assim, pretende-se questionar o que significam os termos estudos e práticas de sociologia? Como seriam esses estudos na realidade da escola? Por que a sociologia incomoda a ponto de ser interditada como disciplina? Palavras-chave: Currículo, Disciplina, Sociologia, Reforma do Ensino médio |