Oral (Tema Livre)
340-1 | Gênero e Sexualidade nos livros didáticos de Sociologia | Autores: | Beatrice Limoeiro1,2 1 CTUR - Colégio Técnico da UFRRJ, 2 PPGSA/UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: O tema discutido nesta monografia é a forma como a temática gênero e sexualidade aparecem nos livros didáticos de sociologia para o ensino médio nos últimos anos. Mais especificamente, analiso os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e 2015. O objetivo nesta pesquisa é compreender como o tema aparece, quais conceitos e teorias são apresentados e como são discutidos. Para atender a estes objetivos optei como metodologia de pesquisa pela análise qualitativa e documental dos livros. A pesquisa se deu através da leitura dos livros em sua versão impressa, bem como de seus manuais para professor e das resenhas dos Guias do PNLD. É a partir deste método que construo a análise e comparação entre os livros apresentada nesta monografia. Incluí ainda em minha investigação a observação sobre a abordagem da questão, se era tratada em forma de tema, teoria ou conceito, conforme tríade sugerida pelos autores das OCNEM para o ensino de sociologia. Ou ainda se a questão aparece como transversal a outro tema – como acontece em alguns momentos – como desigualdade social, movimentos sociais, trabalho, dentre outros. Nessa discussão, não se pode deixar de considerar o contexto social e histórico, assim como o contexto acadêmico das ciências sociais que possibilita a introdução destes temas como parte constitutiva dos conteúdos curriculares escolares, materializados em forma de livros didáticos. Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Livro didático |