Oral (Tema Livre)
342-1 | Experiências e socialidades juvenis: o uso de autorretrato e história de vida no ensino de Sociologia e História no Ensino Médio | Autores: | Joice Bianca Foschiera de Lima1, Célia Maria Foster Silvestre2 1 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
Resumo: Pretende-se apresentar reflexões a respeito de atividades pedagógicas desenvolvidas no Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PIBID/UEMS), Unidade Universitária de Amambai/MS, que se propôs a evidenciar percepções históricas e sociais dos estudantes do 1o ano do Ensino Médio Escola Dr. Fernando Corrêa da Costa, partindo das interpretações de suas histórias de vida expressas em autorretratos legendados e partilhados oralmente. Para tanto, buscou-se discutir de que maneira a História e a Sociologia contribuem para essas interpretações e para a compreensão da relação sociedade/indivíduo; em seguida, foram apresentados trechos do documentário "Human" (2015), que trata da diversidade humana; após comentarem, os estudantes foram orientados a se autorretratarem e se descreverem em cinco linhas. As apresentações orais se manifestaram de diversas formas: algumas silenciosas e discretas, outras despertando aplausos e risadas da turma. Ao final, as reflexões abordaram as diferentes socialidades e experiências dos jovens a partir das histórias de vida, mostrando que aspectos como religião, gostos musicais, práticas culturais estão ligados a contextos históricos e sociais. Palavras-chave: Experiência docente, Interdisciplinaridade, Socialidades juvenis |