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ENESEB 2017
Resumo: 346-1

Oral (Tema Livre)


346-1

Baralho Sociológico: trabalhando com os conteúdos da disciplina em sala de aula

Autores:
RONIER RENATO FUNEZ1, CLOVIS SCHMITT SOUZA1
1 UFFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo:
A presença da disciplina de Sociologia no contexto das escolas públicas brasileiras a partir do ano de 2008 tem provocado uma importante reflexão a respeito dos processos de ensino-aprendizagem conferidos para o ambiente da sala de aula. A respeito disso, o processo de construção de novas ferramentas metodológicas por parte dos professores de Sociologia tem instigado a criação de novos suportes de fixação de conteúdos da área. Assim, como forma de desenvolver esta habilidade criativa de transposição didática os conteúdos são trabalhados sob a forma de processos interativos e colaborativos entre os educandos. Durante o ano de 2016, na disciplina de Metodologia de Ensino das Ciências Sociais foi desenvolvido e produzido um jogo de cartas com o objetivo de desenvolver os conteúdos da área das ciências sociais. O baralho foi composto por 42 cartas divididas entre 6 autores com seus principais conceitos e obras. Semelhante ao sistema de regras dos jogos de baralho, mais especificamente o jogo pife, é vencedor o jogador que conseguir combinar cartas pertencentes a um mesmo autor, em trincas, de modo a não restarem cartas na mão do jogador. O emprego de ferramentas desta natureza pode auxiliar no exercício de aproximação da Sociologia como alternativa de ressignificação dos conteúdos da área para o contexto da realidade vivida pelos envolvidos.

Palavras-chave:
 ensino-aprendizagem, ferramentas metodológicas, sociologia