Oral (Tema Livre)
349-1 | A desalienação do processo ensino aprendizagem: professor e aluno como sujeitos do conhecimento. | Autores: | ARIVALDO MONTALVAO1 1 CEGJAF - Colégio Estadual Governador João Alves Filho |
Resumo: É preciso lembrar que, a escola, como instituição social é caracterizadas pela imposição de normas e padrões de comportamento. Por isso, é obrigada a fazer uma organização do conhecimento a ser transmitido que atendam as necessidades do sistema sociometabólico do capital. Portanto, é preciso superar essa forma comeniana do livro didático, que simplifica e vulgariza o conhecimento. A superação desse processo de alienação da atividade docente se dá com reencontro com as obras clássicas, ou seja, com o conhecimento sistemático e não fragmentado. Com esse objetivo começamos apresentando aos alunos o poema de Brecht, o analfabeto político, dando início ao processo de aproximação da política com os alunos, discutindo o seu cotidiano e a sua relação com as decisões políticas. Depois passamos a discutir os conceitos de grande e pequena política, elaborados por Gramsci, bem como a formação do nosso Estado autocrático e a manutenção dos privilégios que dificultam a implementação da democracia e da cidadania. A nossa burguesia preferiu o pacto conciliador caracterizado pela via bonapartista de manipulação das massas, e a via prussiana onde a burguesia abandona os seus objetivos históricos em troca de alguns privilégios. Temos assim o que Francisco de Oliveira caracterizou como o ornitorrinco. Depois de todo acesso a esses novos conhecimentos os alunos voltam a poesia de Brecht não só para rediscuti-la, mas também para reescreve-la, agora com as suas próprias palavras e conhecimentos. Palavras-chave: Desalienação Política , Sujeito do Conhecimento , Analfabeto Político |