Oral (Tema Livre)
354-1 | O ensino de gênero e o método socrático | Autores: | VITOR HUGO FERNANDES DE SOUZA1,2 1 FAETEC/RJ - Fundação de Amparo à Escola Técnica , 2 SEEDUC/RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro |
Resumo: Apresento o relato de uma aula de antropologia numa turma de 1º ano do ensino médio, numa escola estadual no Rio de janeiro, em que uma aluna me pergunta: “Professor, o senhor é gay?”.
Através da utilização do método socrático, em que através do diálogo, o professor conduz o aluno à reflexão e à descoberta dos próprios valores, pergunto à aluna o que a levou a fazer essa pergunta para discutir as concepções de gênero e sexualidade dos alunos.
Os motivos da pergunta eram: “Uma aluna se insinuou para mim e eu a recusei”, “não sou machista”, “Tenho trinta anos e não me casei nem tenho filhos ainda”, etc.
Cada resposta foi anotada no quadro, bem como seus pressupostos, identificados por dedução lógica: “Homens não recusam mulheres”, “homens devem ser machistas”, “homens devem casar e ter filho antes dos trinta anos”, etc.
Posteriormente, cada um dos pressupostos das frases foi discutido com os alunos.
As respostas levam a uma descoberta das concepções de gênero e sexualidade (bastante conservadoras) dos alunos, que os próprios não sabiam que tinham.
A aula se transformou em relato nas redes sociais e teve repercussão nacional e internacional.
Esse método (socrático) se mostrou extremamente útil e pertinente para provocar a reflexão e induzir os alunos a perceberem a concepção de gênero que tinham e pode ser utilizado para diversas outros temas das ciências sociais, por levar os alunos a refletirem sobre o que pensam e por que pensam como pensam.
Palavras-chave: Ensino, Gênero, Sexualidade, Método socrático |