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ENESEB 2017
Resumo: 354-1

Oral (Tema Livre)


354-1

O ensino de gênero e o método socrático

Autores:
VITOR HUGO FERNANDES DE SOUZA1,2
1 FAETEC/RJ - Fundação de Amparo à Escola Técnica , 2 SEEDUC/RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Resumo:
Apresento o relato de uma aula de antropologia numa turma de 1º ano do ensino médio, numa escola estadual no Rio de janeiro, em que uma aluna me pergunta: “Professor, o senhor é gay?”. Através da utilização do método socrático, em que através do diálogo, o professor conduz o aluno à reflexão e à descoberta dos próprios valores, pergunto à aluna o que a levou a fazer essa pergunta para discutir as concepções de gênero e sexualidade dos alunos. Os motivos da pergunta eram: “Uma aluna se insinuou para mim e eu a recusei”, “não sou machista”, “Tenho trinta anos e não me casei nem tenho filhos ainda”, etc. Cada resposta foi anotada no quadro, bem como seus pressupostos, identificados por dedução lógica: “Homens não recusam mulheres”, “homens devem ser machistas”, “homens devem casar e ter filho antes dos trinta anos”, etc. Posteriormente, cada um dos pressupostos das frases foi discutido com os alunos. As respostas levam a uma descoberta das concepções de gênero e sexualidade (bastante conservadoras) dos alunos, que os próprios não sabiam que tinham. A aula se transformou em relato nas redes sociais e teve repercussão nacional e internacional. Esse método (socrático) se mostrou extremamente útil e pertinente para provocar a reflexão e induzir os alunos a perceberem a concepção de gênero que tinham e pode ser utilizado para diversas outros temas das ciências sociais, por levar os alunos a refletirem sobre o que pensam e por que pensam como pensam.

Palavras-chave:
 Ensino, Gênero, Sexualidade, Método socrático