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ENESEB 2017
Resumo: 355-1

Oral (Tema Livre)


355-1

Ensino de sociologia e o emprego de recursos imagéticos: uma análise das práticas docentes e sua aplicação no Liceu Nilo Peçanha

Autores:
Jonatas Sousa da Costa3, Mylena da Silva Domingues3, Vinicius Alves Santos3
3 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
A pesquisa procura mostrar as percepções e as práticas dos docentes em torno do emprego dos recursos imagéticos no ensino de Sociologia no Liceu Nilo Peçanha além de outras escolas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Ensino à Docência (PIBID). As questões norteadoras são: Como os recursos imagéticos contribuem para o ensino de Sociologia? Em que media os docentes entrevistados utilizam os recursos imagéticos no cotidiano escolar? Parte-se do suposto de que o processo de fabricar artesanalmente os saberes do campo das Ciências Sociais ou de mediação didática é enriquecido com o uso de charges, tecnologias da informação e filmes blockbuster no sentido de que possibilitam a criação de centros de interesse e de chaves de leitura essenciais ao escopo da Sociologia Escolar. Ademais, os docentes entrevistados percebem e admitem a riqueza dos recursos imagéticos, porém os empregam de acordo com os conteúdos e a infra-estrututura específica de cada escola. A metodologia qualitativa empregada envolve a desconstrução dos conceitos de transposição didática, análise de imagem, aprender como autor e tecnologias da informação e comunicação decorrente do referencial teórico de analistas como Pedro Demo, Martine Joly, Márcio Malta, Jean-Claude Verhaege entre outros, bem como à aplicação de entrevistas semi estruturadas com docentes e supervisores do PIBID.

Palavras-chave:
 Práticas docentes, Imagem, Transposição didática, PIBID, Tecnologias da informação