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ENESEB 2017
Resumo: 361-1

Oral (Tema Livre)


361-1

Os entraves da sociologia no Ensino Médio: A importância do PIBID como ferramenta pedagógica

Autores:
Nildamara Theodoro Torres1
1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo:
A ausência de uma tradição curricular decorrente da intermitente presença e obrigatoriedade da disciplina criou obstáculos na formação de professores de sociologia no Brasil. Nesse sentido, é possível chamar atenção para a importância de programas Institucionais, como o PIBID, que aparece como um auxiliar da formação docente em Ciências Sociais. A experiência de sala de aula proporcionada pelo programa ocupa um espaço privilegiado na formação de professores da categoria. O presente trabalho, foi realizado na Escola Estadual Waldemar Raythe em Seropédica/RJ, como parte das atividades do PIBID do curso de Ciências Sociais da UFRRJ. O projeto implementado na referida escola estrutura-se em torno da proposta de utilização do método do Teatro político como meio de introduzir os alunos ao tema dos Direitos Humanos e da cidadania. O recurso utilizado para estabelecer essa ponte é o teatro, na medida em que se apresenta como ferramenta pedagógica lúdica, tem-se observado uma maior permeabilidade entre os temas discutidos e as vivências dos estudantes, bem como, um facilitador das relações entre os bolsistas do PIBID e os estudantes. Logo, a vivência proporcionada provoca reflexões sobre o papel da Sociologia na educação, metodologias e práticas de ensino, as condições de trabalho do professor e a realidade da educação pública brasileira no seu contexto histórico, econômico, político, social e cultural.

Palavras-chave:
 Currículo, Ensino Médio, PIBID, Sociologia