Oral (Tema Livre)
361-1 | Os entraves da sociologia no Ensino Médio: A importância do PIBID como ferramenta pedagógica | Autores: | Nildamara Theodoro Torres1 1 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Resumo: A ausência de uma tradição curricular decorrente da intermitente presença e obrigatoriedade da disciplina criou obstáculos na formação de professores de sociologia no Brasil. Nesse sentido, é possível chamar atenção para a importância de programas Institucionais, como o PIBID, que aparece como um auxiliar da formação docente em Ciências Sociais. A experiência de sala de aula proporcionada pelo programa ocupa um espaço privilegiado na formação de professores da categoria.
O presente trabalho, foi realizado na Escola Estadual Waldemar Raythe em Seropédica/RJ, como parte das atividades do PIBID do curso de Ciências Sociais da UFRRJ. O projeto implementado na referida escola estrutura-se em torno da proposta de utilização do método do Teatro político como meio de introduzir os alunos ao tema dos Direitos Humanos e da cidadania. O recurso utilizado para estabelecer essa ponte é o teatro, na medida em que se apresenta como ferramenta pedagógica lúdica, tem-se observado uma maior permeabilidade entre os temas discutidos e as vivências dos estudantes, bem como, um facilitador das relações entre os bolsistas do PIBID e os estudantes. Logo, a vivência proporcionada provoca reflexões sobre o papel da Sociologia na educação, metodologias e práticas de ensino, as condições de trabalho do professor e a realidade da educação pública brasileira no seu contexto histórico, econômico, político, social e cultural. Palavras-chave: Currículo, Ensino Médio, PIBID, Sociologia |