Oral (Tema Livre)
364-1 | A articulação pesquisa e ensino na Sociologia no Ensino Médio: traçando o perfil sócio-cultural dos alunos do IFMG-Congonhas | Autores: | Matheus Faleiros1 1 EEMMP - Escola Estadual Margarida Mello Prado |
Resumo: Este estudo propõe a reflexão sobre a potencialidade da pesquisa aliada ao ensino de sociologia nas escolas técnicas federais, especialmente no IFMG-Congonhas, quando o autor desenvolveu uma pesquisa sobre o perfil sócio-cultural dos estudantes de 1] ao 3º ano do ensino médio integrado de Edificações, Mecânica e Mineração. A partir das aulas sobre pesquisa social, alguns alunos se interessaram e em conjunto com o professor elaboraram e aplicaram um questionário sobre o perfil social das turmas. É importante ressaltar que a pesquisa procurou distinguir o mundo desses jovens pela idade série e pelo curso. No IFMG-Congonhas, o curso de Mecânica é composta majoritariamente de meninos, enquanto o de Edificações, de meninas. Tal perfil revela diferenças importantes em relação aos gostos e identidades juvenis.
Segundo Brener, Dayrell e Carrano “os jovens constroem suas próprias normas e expressões culturais, ritos, simbologias e modos de ser que os diferenciam do denominado mundo adulto” (ABRAMO e BRANCO, 2005). Nesse sentido, podemos pensar a potencialidade do estudo não somente para incentivar a pesquisa como um trabalho do sociólogo no ambiente escolar, como a potencialidade da participação dos jovens nas pesquisas na educação básica, especialmente no Ifets, onde o autor trabalhou como professor temporário no IFMG-Congonhas. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Pesquisa na Educação Básica, Institutos Federais |