Oral (Tema Livre)
365-1 | Conteúdo igual, público desigual: crítica à meritocracia na disciplina de sociologia no ensino médio | Autores: | João Felipe Salomão2, Thaiana Rodrigues da Silva1 1 SEEDUC-RJ - Secretaria de Estado de Educação - RJ, 2 BPC - Projeto Baixada Para Cima |
Resumo: O presente estudo descreve e analisa abordagens do tema “meritocracia” na disciplina de sociologia no Ensino Médio regular, a partir da observação de aulas em duas escolas da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro ao longo do ano letivo de 2016: a primeira, uma escola particular, destinada a alunos de classes altas, em área nobre da capital; a segunda, uma escola pública, que atende a alunos de classes populares na periferia de um município na Baixada Fluminense. São apresentados os (1) contextos sociais e institucionais, bem como (2) as características socioeconômicas dos alunados, onde se inserem (3) as práticas docentes analisadas. A partir de uma perspectiva interacionista, o trabalho busca identificar as mediações pedagógicas mobilizadas pelo professorado para a abordagem do tema da meritocracia, e as reações do seu alunado. Questiona-se como as representações docentes acerca dos alunos modulam o escopo e as formas de abordagem do conteúdo trabalho em sala de aula, procurando mostrar como os professores lidam com as tensões inerentes à discussão do tema. Palavras-chave: meritocracia, desigualdade, mediação pedagógica |