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ENESEB 2017
Resumo: 366-1

Oral (Tema Livre)


366-1

Do discurso crítico sobre as relações de trabalho no ensino de Sociologia à experiência cotidiana da opressão: o caso do IFBA/Campus Vitória da Conquista

Autores:
Eliana Barretto de Menezes Lopes1
1 IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo:
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados com a publicação da Lei n° 11.892 de 29/12/2008, que estabeleceu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal da Bahia é constituído por cerca de 20 campi, dentre eles o localizado no munícipio de Vitória da Conquista, objeto da análise. Com a aprovação da Lei n. 11.684, de junho de 2008, que tornou obrigatório o ensino de sociologia e filosofia na educação básica, houve um pequeno avanço no número de docentes na área de Sociologia, seguido de retrocesso – enquanto que, comparativamente, o inverso ocorreu com outras áreas do conhecimento. Atualmente, é a área onde os professores concentram o maior número de ementas, aulas, alunos e turmas, sendo líder no processo de intensificação do uso da força de trabalho e da precarização da atividade docente. Para demonstrar essa afirmação, realizou-se levantamento do fluxo de entrada e saída dos professores de todas as áreas de conhecimento entres os anos de 2009 e 2016, bem como a análise da distribuição da carga horária para o ano de 2017 dos docentes de todas as áreas, objetivando-se demonstrar flagrante desigualdade na forma de tratamento conforme a área de atuação do docente. A categoria de assédio moral também é utilizada para fins analíticos, dado que as reivindicações da área por mudanças não surtem efeitos, sendo que os documentos institucionais são aplicados para uma parte dos docentes e não para outros.

Palavras-chave:
 Sociologia, docência, IFBA, Vitória da Conquista, assédio moral