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ENESEB 2017
Resumo: 370-1

Oral (Tema Livre)


370-1

A situação do trabalho docente no ensino de sociologia no Estado da Bahia

Autores:
Luiz Paulo Jesus Oliveira1
1 UFRB - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Nos últimos anos, o Ensino de Sociologia na educação básica tem se destacado na agenda do debate acadêmico e político, especificamente nas áreas das Ciências Sociais e no âmbito das políticas públicas de formação inicial e continuada dos professores. Impulsionados pelo retorno da obrigatoriedade do ensino de Sociologia nas escolas de ensino médio a partir da promulgação da lei n. 11.684/08, aspectos constitutivos da Sociologia, enquanto disciplina escolar, ganharam relevância, bem como outras dimensões e processos sócio-educacionais que interferem na qualidade do ensino de Sociologia nas escolas da educação básicas, principalmente nas escolas públicas do país. Nesse sentido, o objetivo central desse "paper" é apresentar um mapeamento da Situação do Trabalho Docente no Ensino de Sociologia no Estado da Bahia, a partir de três dimensões de análise: o perfil sócio-econômico dos professores, a formação docente e condições de trabalho. Do ponto de vista metodológico, utilizaremos informações de base de dados secundária, de cunho quantitativo, do Censo da Educação Básica do ano de 2016, disponibilizados pelo INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, cujas variáveis existentes permitem a construção de indicadores importantes para compreensão de um quadro geral da situação do Ensino de Sociologia em escala nacional, regional e local. Por fim, cabe destacar que esse estudo conta com o apoio do CNPQ.

Palavras-chave:
 Trabalho docente, Ensino de Sociologia, Condições de trabalho, Estado da Bahia