Oral (Tema Livre)
376-1 | Formação de professores em tempos de crise: o estágio supervisionado como espaço de aprendizagens e experiências em campos de prática. | Autores: | Rosana da Camara Teixeira1 1 FEUFF - Faculdade de Educação Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Esta comunicação pretende discutir os significados do estágio supervisionado na formação do professor de ciências sociais. Que aprendizagens estão envolvidas nesse processo? Quais os sentidos e impactos desta experiência para os licenciandos? A presente análise se debruça sobre os trabalhos dos estudantes da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF. A partir desses relatos é possível observar que a imersão no espaço escolar provoca “um choque de realidade” que se traduz em uma série de questionamentos a respeito do papel do professor e da sociologia no ensino médio. Por outro lado, o envolvimento em um contexto de práticas propicia ao licenciando vislumbrar soluções, saídas e meios para lidar com os problemas e desafios vivenciados. As discussões aqui desenvolvidas têm como pressupostos teóricos as ideias formuladas por Tim Ingold a respeito da aprendizagem como uma prática social relacionada à cultura, envolvendo a educação da atenção e o desenvolvimento de habilidades. Este estudo também se vale das contribuições de Jorge Larrosa Bondía que propõe que a educação seja pensada, a partir do par experiência/sentido. Para este autor, a experiência não é aquilo que acontece, mas é o que nos acontece. Assim, o potencial formativo e transformador da experiência relaciona-se diretamente à possibilidade de que os sujeitos sejam afetados pela mesma, e ao modo como lhe atribuem ou não sentido. Palavras-chave: licenciatura, estagio supervisionado, aprendizagens, experiencias, pratica de ensino |