Oral (Tema Livre)
378-1 | Sociologia para deficientes auditivos: construindo estratégias teórico-metodológicas para o ensino dos conceitos de “Cultura” no Instituto Nacional de Educação de Surdos. | Autores: | Denis de Barros1, Danielle Rodrigues1 1 INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos |
Resumo: As condições nas quais alunos surdos são formalmente educados no Brasil são específicas, dado o lugar de deficientes que estes ocupam, o qual está atrelado a outros marcadores sociais como gênero, raça e classe. No campo da educação de surdos é muito falado que esta deficiência não é impeditiva no aprendizado da leitura, escrita e abstração, contudo, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) não é isso que verificamos. Observamos empiricamente que os alunos do Ensino Médio, majoritariamente, não dominam a leitura e a escrita de língua portuguesa, além de apresentarem profundas dificuldades no uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Nesse contexto, a Sociologia se coloca como uma disciplina carente de metodologia específica de ensino, tornando o trabalho docente uma constante prática de tentativa e erro. Por isso, pretendemos com esta pesquisa discutir as metodologias que empregamos nas aulas sobre os conceitos de “Cultura”, “Etnocentrismo” e “Relativismo Cultural” para turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Apresentaremos uma comparação de estratégias utilizadas pelos docentes - uma mais conceitual e outra mais temática - tendo como verificação dos resultados as avaliações bimestrais realizadas pelos alunos. O objetivo desta pesquisa é apresentar as primeiras conclusões de um projeto piloto que busca investigar quais metodologias e estratégias de ensino de Sociologia surtem melhores resultados para alunos surdos, enfatizando seus progressos e fracassos.
Palavras-chave: educação de surdos, cultura, metodologia de ensino |