Oral (Tema Livre)
387-1 | Juventude, escola pública e democracia: notas de pesquisa. | Autores: | Bruna Cândido1, Diogo Tourino de Sousa1 1 UFV - Universidade Federal de Viçosa |
Resumo: A ampliação do acesso ao ensino público conferiu centralidade à escola enquanto espaço de sociabilidade para a juventude brasileira, sobretudo sua parcela oriunda das classes populares. Ao mesmo tempo, a dispersão das instituições de ensino pelos distintos territórios da cidade, ou mesmo sua inscrição no sistema privado, vem manifestando a fragmentação dos espaços de convívio e diminuta interação entre os diversos grupos sociais. O presente estudo parte da hipótese de que a escola pública constitui, hoje, um espaço central de construção de laços de sociabilidade para a juventude, figurando como instituição central para a vida democrática. A pesquisa apresenta dados levantados no município de Viçosa-MG, oriundos de um survey sobre cultura política entre os jovens do ensino médio de quatro escolas públicas, de questões levantadas a partir de entrevistas qualitativas com uma amostra intencional construída a partir das categorias “engajamento” e “não-engajamento” com a escola, bem como da realização de grupos de foco com estudantes acerca dos temas cotidianos da democracia e da vida escolar. Em linhas gerais, o estudo aponta a escola como um espaço no qual o encontro com o outro pode contribui para o fortalecimento da comunidade e para o incremento de arranjos mais democráticos de participação e sociabilidade. Palavras-chave: Democracia, Escola pública, Juventude, Sociabilidade |