Oral (Tema Livre)
388-1 | A CULTURA SOB PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NA DÉCADA DE 1930 | Autores: | Tatiane Moura1 1 PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Resumo: Esse trabalho apresenta um estudo em andamento que tem por objetivo analisar como é tratada a temática da cultura em livros didáticos de sociologia na década de 1930. O livro de sociologia pode servir como fonte para se perceber quais foram os principais conflitos educacionais da época, além de como os autores conceituavam a cultura. Considerando a inter-relação entre fatores sociais, econômicos, educacionais e acadêmicos, está sendo feita uma pesquisa bibliográfica e análise acerca de alguns dos livros e manuais voltados para a escola secundária da época. A sociologia é uma disciplina intermitente na educação básica, e aí reside uma questão político-pedagógica. A década de 1930 foi escolhida por ser um período de ebulição econômica, política, social e educacional. Além disso, foi também a fase em que as ciências sociais se institucionalizavam no Brasil. Palavras-chave: Livro Didático , Cultura, Institucionalização das ciências sociais |