Oral (Tema Livre)
389-1 | Práticas Lúdicas no Ensino de Sociologia: discutindo gênero e sexualidade a partir da montagem de bonecas personalizadas. | Autores: | Jardelle Severo1,2, Francisca Márcia Gabrielle Alves Freitas.1,2, Bruno Duarte Nascimento1,2, Andréa Cristina Barbosa de Matos.1,2, Matheus Alexandre Araújo.1,2 1 UFC - Universidade Federal do Ceará., 2 CAPES-PIBID - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. |
Resumo: A oficina pretende discutir as identidades de gênero e as sexualidades nas aulas de Sociologia no ensino médio através do lúdico. O público alvo são os alunos e profissionais da educação. Os participantes apreciarão uma mídia que aborda a temática para mediar o contato. Iniciaremos em etapas a montagem das bonecas de papel: confecção do personagem, atribuindo-lhe uma história de vida; sua apresentação; discussão do tema a partir de exemplos etnográficos (MEAD, 2011) e dos Estudos de Gênero; Diálogo com as questões dos participantes. Desnaturalizar as imposições sociais dos lugares e papéis que homens e mulheres ocupam e desempenham na sociedade atual e distinguir o sexo biológico das atribuições socioculturais do gênero são os nossos objetivos. Consideramos importante trabalhar com a temática por sua relevância social. Atualmente, o Brasil tem um dos maiores índices de violência e assassinatos às pessoas trans e LGBTs. A exclusão dos termos “identidade de gênero” e “sexualidade” da versão atual da Base Nacional Curricular Comum quando o tema é uma demanda estudantil. É importante reconhecer e lidar com as diferenças sociais e culturais no mundo atual. É relevante a integração da ludicidade à prática do ensino de Sociologia no tratamento dos temas polêmicos. Serão necessários equipamentos de multimídia. Peças, colas e material para colorir serão fornecidas pela oficina. Número máximo de participantes: 20 pessoas. Palavras-chave: Ensino, Gênero, Ludicidade, Sexualidade, Sociologia |