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ENESEB 2017
Resumo: 393-1

Oral (Tema Livre)


393-1

O Fenômeno Bullying e a questão da alteridade e do reconhecimento

Autores:
Marcus Santos1
1 IFAL - Instituto Federal de Alagoas

Resumo:
Atualmente presenciamos que o indivíduo busca expressar cada vez mais a sua identidade, essa busca por reconhecimento se faz possível a partir do momento em que muitos grupos até então silenciados passaram a ter voz e a não mais aceitar a repressão de suas individualidades. Dentro desse cenário foi observado, no espaço escolar, a violência, cometida através do bullying aos estudantes que não se enquadravam em um padrão estético e comportamental considerado como supostamente tradicional. Por esse motivo objetivou-se, neste trabalho, a análise do fenômeno bullying a partir da questão do reconhecimento e da alteridade, para tanto lançamos mão de autores da Teoria Social Contemporânea que realizam uma crítica à noção de indivíduo formulada pela Sociologia Moderna, partindo do pressuposto de que essa categoria, da forma como está dada não atende à diversidade de processos de individuação presentes na contemporaneidade, como Zygmunt Bauman e Richard Sennett. Nessa análise podemos verificar, a partir do relato de membros da comunidade escolar, como se dava o fenômeno bullying, quais as causas e como se comportavam os sujeitos envolvidos nesse fenômeno, bem como as ações realizadas para a superação dessa prática no espaço escolar.

Palavras-chave:
 Bullying, Violência, Alteridade, Reconhecimento, Contemporaneidade