Oral (Tema Livre)
394-1 | A pesquisa etnográfica como abordagem metodológica para alunos do ensino médio integrado | Autores: | LILIANE STELZENBERGER1, KARINE GOSS1, SHYRLENE BEZERRA1 1 IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2 IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Resumo: Este trabalho relata a experiência pedagógica em turmas do ensino médio integrado do IFSC– campus Florianópolis. O Brasil viveu um forte processo imigratório tanto no final do século XIX, quanto no início do século XX. Além de receber imigrantes vindos principalmente da Europa, inclusive com incentivo do Estado brasileiro, outros grupos populacionais foram trazidos da África de forma obrigatória, como no caso da escravidão. A partir dos anos 2000, o crescimento econômico do Brasil e as crises econômicas e conflitos variados em várias partes do mundo fizeram com que houvesse uma procura de novos imigrantes pelo Brasil, inclusive em Florianópolis. Foi solicitado às alunas e alunos de turmas de segunda fase do ensino médio integrado que elaborassem um projeto de investigação etnográfica junto aos “novos” imigrantes, visando identificar as diferenças culturais e processos de integração no país. Com isso, cada grupo pesquisou sobre os motivos que levaram os imigrantes a deixarem seus países de origem. Percebeu-se com essa atividades, que conceitos como etnocentrismo, relativismo cultural, racismo, xenofobia foram vivenciados na prática, pois os estudantes conheceram diferentes diferentes contextos e interagiram com imigrantes e refugiados de diferentes partes do mundo, buscando trabalhar a pesquisa como princípio pedagógico, indicado no documento base do ensino médio integrado. Palavras-chave: etnografia, imigração, cultura, ensino médio integrado |