Oral (Tema Livre)
395-1 | Etnografia na sala de aula e a construção da prática docente: intersecções entre antropologia e educação | Autores: | Yuri Rosa Neves1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Sul |
Resumo: Fruto de uma pesquisa etnográfica na sala de aula para o trabalho de conclusão como licenciado em ciências socais pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizada durante o período de estágio obrigatório numa escola da rede pública de Florianópolis em 2015, esta proposta de trabalho objetiva refletir sobre a experiência docente na formação de professores de sociologia a partir de uma relação entre antropologia e educação. Entendendo que tanto o etnógrafo quanto o professor, apesar dos diferentes objetivos de trabalho, colocam-se em situações e relações abertas ao acaso do cotidiano e se esforçam para observar e compreender o outro (COMITAS & DOLGIN, 1978), o trabalho tem o intuito de pensar, a partir de situação vivenciada em sala, como a prática docente se constrói na continuidade da experiência que temos com outro (WAGNER, 2009) e na reflexão sobre essa própria experiência docente (PIMENTA & LIMA 2004). A articulação entre antropologia, etnografia e educação tem sido trabalhada por diversos autores no Brasil (ELIZA, 1995: DAUSTER, 1997; OLIVEIRA, 2012; 2013), e é buscando contribuir para esta intersecção desses campos que proponho pensar 'etnograficamente' a prática docente, considerando o caráter aberto da e contínuo da experiência na sala de aula. Palavras-chave: Etnografia, Prática Docente, Estágio Supervisionado, Formação Docente |