Poster (Painel)
397-1 | Utilização de Música como prática pedagógica aplicada as Ciências Sociais, na E.E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, na Cidade de Sobral-Ce. | Autores: | Dalvanira Elias Camelo1, Yara Maria Vieira Pontes1 1 UVA - Universidade Estadual vale do Acaraú |
Resumo: Percebendo como funciona a sala de aula a partir da observação do cotidiano escolar, constatamos as dificuldades da prática docente e a busca por novas metodologias para uma melhor aprendizagem, assim, propusemos a inclusão de letras de músicas para trabalhar conteúdos da disciplina de Sociologia. O objetivo é mostrar que a disciplina possui importância na vida estudantil e social dos alunos, visando uma prática inovadora e capaz de interagir com a realidade fora e dentro da escola. Assim, realizamos uma intervenção na Escola CERE, em Sobral – CE, utilizando as músicas “O homem que não tinha nada”, do artista Projota e “ Tumbalatum”, do Mc Kevinho, conhecidas dos alunos, para discutir as temáticas da violência e do machismo e solicitamos a produção de cartazes com trechos de outras músicas sobre a mesma temática. A partir dessas técnicas, conseguimos realizar discussões sobre a arte existente no Brasil, juntamente com uma análise histórica e sociológica das realidades vivenciadas pelos alunos. Obtivemos boa participação deles, que falaram sobre o seu cotidiano e suas experiências. Foram relatados episódios de violência dos bairros de Sobral e sobre a falta de consciência das meninas que não se sentem ofendidas com o que está sendo narrado nas músicas. Através da utilização de músicas conseguimos realizar discussões de contextualização sobre a violência em Sobral (pois muitos moram em bairros considerados violentos) e a vulgarização do corpo feminino nas letras das músicas. Palavras-chave: Música, Prática, Inovação , Sociologia, Violência |