Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 400-1

Oral (Tema Livre)


400-1

Implicações que desvalorizam a disciplina de sociologia.

Autores:
manoel ximenes azevedo neto1, tamara cristina de sousa1
1 UEVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo:
A pesquisa demonstra como desenvolve a relação do aluno e a disciplina de sociologia em detrimento da dinâmica de sala imposta pelo sistema. Dessa forma a pesquisa ressalta a pouca aptidão do aluno com o conteúdo que resulta no distanciamento entre o professor mantendo índices negativos para a educação, como: a sujeição da disciplina como componente necessário na vida do aluno. Nesse contexto, os fatores que se relacionam com essa problemática pode ser a ausência do professor formado na área para complementar carga horário, a fragmentação da disciplina na grade curricular por somente ser aplicada uma vez na semana, a sistematização do ensino limitando as práticas inovadoras dos professores, a ausência de reconhecimento pelo sistema (investimentos) e a marginalização da área das humanas no âmbito escolar como um mero complemento didático para o campo do conhecimento. Por fim, a pesquisa caracteriza um processo de violência simbólica que se constrói dentro das salas de aula que contribui com os argumentos arbitrários dos "detentores do poder" criem estratégias de menosprezar a disciplina como toda a área de Ciências Humanas abdicando o aluno de reconhecer tal área do conhecimento como essencial não só para a formalidade escolar, mas como instrumento útil para a construção da identidade social do indivíduo e sua compreensão do espaço em que estar submetido. Criando um espaço coercitivo e desanimador para o aluno e professor.

Palavras-chave:
 Educação, ensino, escola, prática pedagógica, fragmentação da disciplina