Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 401-1

Poster (Painel)


401-1

Sociologia da Fome: relato de experiência sobre o trabalho com indicadores sociais no Subprojeto Ciências Sociais – PIBID FURB

Autores:
Caroline Laíza Negherbon1, Mariana Francine Fronza 1, Mery Carolina Andrade de Paula 1, Thaís Busnello Berns1
1 FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Resumo:
A atividade pedagógica que aqui se apresenta, faz parte do subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Regional de Blumenau. A experiência compartilhada é da oficina “Sociologia da Fome” que teve como objetivo apresentar um conceito sociológico da fome a partir dos indicadores sociais regionais das cidades e movimentos sociais. A atividade aconteceu junto aos estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas vinculadas ao subprojeto: E.E.B. Emilio Baumgart (Blumenau-SC) e E.E.B. José Bonifácio (Pomerode-SC). Durante a oficina apresentaram-se os indicadores sobre a fome dos municípios onde as escolas estão inseridas. Buscou-se desmistificar os movimentos sociais, sobretudo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que historicamente luta pela Reforma Agrária e pela distribuição massiva de terras a camponeses. Os estudantes elaboraram uma receita utilizando restos reaproveitáveis de comida para perceber, em nível micro, o desperdício humano. Em seguida, utilizaram materiais orgânicos para montar uma composteira doméstica. Josué de Castro, em sua obra “Geografia da Fome”, já apontava a necessidade de transformar a estrutura agrária no Brasil, no intuito de aumentar a oferta de alimentos por meio de pequenos produtores. Dessa forma, conclui-se que a Reforma Agrária seria um facilitador para a redução da fome no país.

Palavras-chave:
 Ensino de Sociologia, Indicadores Sociais, Fome