Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 403-1

Oral (Tema Livre)


403-1

ESTÁGIO EM SOCIOLOGIA: COMO CONCILIAR A EDUCAÇÃO TRADICIONAL COM A CHAMADA NOVA EDUCAÇÃO

Autores:
Sinara Rubia do Amaral da Cruz1,1, Maria Luiza da Silva1,1, Sandra Maria Mattar Diaz1,1
1 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo:
A reflexão apresentada neste trabalho surgiu de um conflito observado no campo de estagio em Sociologia no Ensino Médio, que questiona: como conciliar as metodologias inovadoras de ensino, com uma educação ainda marcada pela tendência tradicional nas escolas públicas? O objetivo desta investigação é contribuir para o desenvolvimento de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem que transponham as tendências tradicionais. O instrumento utilizado nesta pesquisa foram observações do ambiente educativo. O recorte teórico adotado nesta discussão se assenta em Paulo Freire (1997, 2000), José Carlos Libâneo (2006), Celso dos S. Vasconcelos (2011), Carla Regina de C. Flach, Marilda Aparecida Behrens (2008). Caminho entre ideias de tradição e inovação apresentando uma breve síntese das tendências pedagógicas da educação no Brasil e, a partir dessas tendências pedagógicas, discutir se é possível trabalhar com tendências mais tradicionais aliadas a tendências mais progressistas. Finalizo apresentando uma análise das novas propostas metodológicas frente à realidade do estágio nas escolas públicas e seus resultados, que apontam ser possível conciliar estas duas tendências por meio de um trabalho protagonizado por educadores, alunos e comunidade.

Palavras-chave:
 educação, metodologias ativas, aprendizagem, ensino, sociologia