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404-1 | A escola, a juventude e o desafio da baleia azul: construindo uma proposta de ensino pautada no uso de metodologias ativas de ensino em sala de aula | Autores: | Mauro Meirelles1, Daniel Gustavo Mocelin2, Luciana Hoppe3 1 UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 3 UNIRITTER - Uniritter |
Resumo: De uma maneira geral, podemos dizer que o pós-moderno se caracteriza não apenas como uma novidade em relação ao moderno, mas também, como dissolução daquilo que entendemos como novo. E, neste sentido, a ausência de perspectivas concretas em relação ao futuro pode, do ponto de vista psíquico e social, ter consequências drásticas entre os setores mais jovens da população. Sendo assim, num mundo cada vez mais permeado pela tecnologia, pela ausência de vínculos sociais mais sólidos, pela forte ausência de valores e referenciais sociais, ganha cada vez mais espaço no seio de nossa sociedade um movimento que se perfila na construção de uma felicidade quase paradoxal. A qual, por um lado, mostra jovens que estão nas redes sociais comendo, bebendo, usando drogas etc, mas que, por outro, não mostra, o aumento exponencial no número de casos de jovens com transtornos de ansiedade, depressão e bulimia etc. Metaforicamente, podemos dizer que esses jovens vivem a curta vida dos ratos dos experimentos de Miller e Dollard, os quais, atingiram o auge de sua excitação quando a sensação de “a atração se igualou à repulsão”. Mecânica de jogo essa, semelhante aquela proposta pelo desafio da baleia azul. Dito isto, no presente texto busca-se pensar e discutir o uso metodologias de ensino pautadas na criação de jogos e no uso de tecnologias em sala de aula com vistas a se produzir um maior envolvimento dos jovens e da comunidade escolar com aquilo que acontece na escola e no interior desta. Palavras-chave: Escola, Juventude, Ensino de Sociologia, Jogos, Metodologias ativas |