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ENESEB 2017
Resumo: 405-1

Oral (Tema Livre)


405-1

Teoria sociológica, currículo e formação de professores de sociologia

Autores:
Joanildo Burity1
1 FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco

Resumo:
A comunicação visa refletir sobre a experiência de ensino de teoria sociológica num programa de formação continuada de professores de sociologia em nível de mestrado profissional na Fundação Joaquim Nabuco. Programa pioneiro em nível nacional, iniciado em 2013, este mestrado definiu a teoria sociológica como uma de suas disciplinas obrigatórias. Num quadro majoritariamente composto por professores com formação inicial e experiência profissional em outras disciplinas das humanidades e mesmo das ciências exatas e por estudantes recém-formados sem experiência de ensino, a experiência da disciplina envolveu três desafios: o da construção curricular num cenário de expectativa de transposição didática "automática", o do questionamento do "cânon escolar" fortemente centrado na ideia de clássicos das ciências sociais, e o de um experimento pedagógico com a produção de portfólios eletrônicos, como instrumentos de sistematização da aprendizagem e ferramenta pedagógica para a sala de aula.

Palavras-chave:
 Teoria Sociológica, Currículo, Ensino de sociologia