Oral (Tema Livre)
408-1 | Uma estratégia pedagógica: Utilização do jogo "cara à cara com a política" nas aulas de sociologia do ensino médio | Autores: | João Paulo Dellasta do Nascimento1 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina |
Resumo: Pretendo no presente trabalho apresentar um jogo didático desenvolvido com o objetivo de tornar-se uma estratégia possível de ser utilizada pelo professor de sociologia no ensino médio, mais especificamente para o conteúdo de ciência política, quando esta área do conhecimento volta-se para a realidade brasileira. Trata-se do jogo didático "cara à cara com a política", criado durante as atividades promovidas no CEEP Castaldi - localizado na cidade de Londrina, Paraná - o qual sou vinculado pelo PIBID desde março de 2014. Através de uma plataforma lúdica, já conhecida entre jogos da marca Estrela como "cara à cara", pretende-se explorar o tema "partidos políticos", uma das instituições políticas fundamentais das democracias representativas modernas, voltando-se para sua formação na realidade brasileira. O jogo conta com: 2 tabuleiros, 48 molduras de plástico, pinos para a contagem de pontos, instruções e informações sobre os partidos políticos brasileiros. O objetivo do jogo consiste em, através de perguntas de raciocínio lógico, descobrir o personagem do seu adversário. Com isso os alunos expandem os seus conhecimentos acerca dos partidos políticos brasileiros, sua origem, quantidade de parlamentares eleitos nos pleitos dos diferentes órgãos federativos, suas ideologias partidárias (segundo o programa partidário oficial do partido), entre outras características. Palavras-chave: jogo didático, ciência política, ensino médio |