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ENESEB 2017
Resumo: 414-1

Oral (Tema Livre)


414-1

Ensino de sociologia: processos de construção do conhecimento cognitivo do/a estudante por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP)

Autores:
NILZA MARIA SOARES DOS ANJOS1, KATTIA DE JESUS AMIN ATHAYDE FIGUEIREDO1
1 SEEDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, 2 SEEDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Resumo:
Esta oficina visa apresentar a dinâmica tutorial como possibilidade metodológica no ensino de sociologia, oportunizando vincular processos organizados de construção do saber à desnaturalização do real, despertando no estudante percursos alternativos de construção do próprio conhecimento, na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas. Este instrumento metodológico tem a marca da responsabilização do estudante por seu processo de aprendizagem, tendo como elemento organizador a dinâmica tutorial (DT). A DT, realizada em grupo composto por dez a doze estudantes, é acompanhada por um tutor/professor que direciona a discussão da situação-problema a partir das experiências extraídas no cotidiano, buscando refinar a compreensão da realidade através dos conteúdos escolares. A ideia é conduzir o grupo para se chegar aos objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos e estimular a busca por informações nas várias fontes de pesquisas, levando à construção do conhecimento autônomo e mais elaborado. Este percurso metodológico é denominado “Sete Passos” que está assim organizado: 1.Esclarecimento dos termos e conceitos desconhecidos; 2.Identificação, no problema, das questões de aprendizagem; 3.Explicação destas questões com base no conhecimento prévio; 4.Resumo destas explicações identificando, as lacunas de conhecimento; 5.Estabelecimento dos objetivos de aprendizagem; 6.Auto aprendizado; 7.Síntese dos conhecimentos e revisão das hipóteses iniciais para o problema.

Palavras-chave:
 aprendizagem baseada em problemas, ensino de sociologia, instrumento metodológico