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ENESEB 2017
Resumo: 415-1

Oral (Tema Livre)


415-1

FRACASSO ESCOLAR: OLHARES E PERCEPÇÕES DE JOVENS-ALUNOS, PROFESSOR E DIREÇÃO PEDACÓGICA DA ESCOLA

Autores:
Farã Vaz1, Micael Pontes da Silva 1
1 UNILAB - Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo perceber os diferentes olhares e percepções sociológicos sobre o fracasso escolar com professores, jovens-alunos e coordenadores pedagógicos na escola da cidade de Redenção-CE. Os olhares combinam percepções de dentro e fora do ambiente escola e suas perspectivas. A costura da pesquisa orienta-se em perceber o que origina o fracasso escolar. Na metodologia realizou-se a coleta, seleção e análise das bibliografias que debateram o fracasso escolar como problema da escola e da sociedade, assim como, percebemos o problema da desigualdade social. Na segunda etapa da pesquisa realizamos a pesquisa de campo, nessa modalidade fizemos visita na escola, círculo de diálogo separados de professores, jovens-alunos e gestores pedagógico. No círculo utilizamos a técnica de intervista com gravador com perguntas abertas. Com estudantes é importante mostrar que permitimos um diálogo muito mais aberto em falar deles e os seus colegas dentro e fora da escola. No entanto percebemos que o fracasso escolar precisa ser debatido e combatido, sair das linhas de culpabilização da família, professor e aluno. Começar encarar o fenômeno como um problema que advém de reflexos das tensões sociais que imprime caráter de uma sociedade desigual.

Palavras-chave:
 Jovens-alunos, Professor, Coordenação pedagógica