Oral (Tema Livre)
416-1 | ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DOS PAÍSES MEMBROS DA CPLP | Autores: | Benvinda Domingos Cambanco1, Justino da Cunha1, JOANA RÖWER1 1 UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-b |
Resumo: Esta pesquisa tem como tema os livros didáticos para o ensino de sociologia na escola básica e como objetivo realizar uma análise comparativa dos conteúdos dos livros didáticos de sociologia utilizados nos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, cujos sistemas de ensino oferecem a disciplina de sociologia para o secundário ou ensino médio. Sendo a sociologia como opcional ou como obrigatória nas áreas de conhecimento, conforme a estrutura curricular específica de cada país. O interesse inicial desta pesquisa versou sobre a aproximação do Brasil com os países africanos de língua portuguesa e Timor Leste no setor da educação superior, atuando na formação de professores de sociologia para estes países através de projetos de integração. Justifica-se também que a análise comparativa dos materiais didáticos numa esfera ampla contribui para refletir sobre as concepções sobre o ensino de sociologia e os recortes programáticos na perspectiva dos processos recontextualizadores da Sociologia como ciência para a Sociologia como disciplina, em um aspecto micro-social. O compartilhar da mesma língua oficial incita a pensar sobre similitudes e diferenças. Dessa forma, sociólogos da Nova Sociologia da Educação colaboram para refletir sobre estas questões. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, bibliográfica e documental e com abordagem quanti-qualitativa. As análises consideram o compartilhar de conceitos-temas-teorias e a contextualização temática. Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Livros didáticos, CPLP |