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ENESEB 2017
Resumo: 417-1

Oral (Tema Livre)


417-1

A história da disciplina Sociologia no ensino médio em Mato Grosso do Sul (1999-2010)

Autores:
Kátia Karine Duarte 3
3 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo:
A presente proposta de comunicação apresenta resultado de pesquisa, desenvolvida no interior da Linha de Pesquisa “História, Políticas e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação/CCHS/UFMS, tem como objeto a disciplina Sociologia, considerando as políticas educacionais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul (MS), voltadas para o ensino médio. Buscou-se compreender, como ocorreu o processo de inserção da referida disciplina, entre os anos de 1999 e 2010, em duas propostas distintas de governo: a primeira se refere ao projeto político-educacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Escola Guaicuru – Vivendo uma Nova Lição (1999-2006) e a segunda se refere à proposta do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Educação para o Sucesso (2007-2010). Para isto, foram realizadas análises em fontes documentais produzidas no âmbito do poder executivo estadual e federal, objetivando desvelar qual o diálogo estabelecido entre as reformas educacionais locais e nacionais no contexto do Estado neoliberal, suas possíveis contradições, retrocessos e avanços, visando contribuir para a história da disciplina no estado de MS

Palavras-chave:
 Sociologia, ensino médio, Mato Grosso do Sul