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ENESEB 2017
Resumo: 419-1

Oral (Tema Livre)


419-1

A SOCIOLOGIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA NOS PAÍSES DA CPLP

Autores:
FELIZBERTO ALBERTO MANGO2, AMINATA MENDES2, FERNANDO SIGA2
2 UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-b

Resumo:
A pesquisa tem como tema a disciplina de Sociologia na escola e como objetivo analisar a presença da disciplina de Sociologia na escola secundária nos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. A escolha pela CPLP deve-se pelo contexto histórico, político e social de independência e democratização dos países africanos e Timor Leste e a crescente aproximação do Brasil no domínio da educação superior, atuando na formação de professores de sociologia. Fazem-se análises comparativas da presença da sociologia na escola e os aspectos políticos e históricos das reformas dos sistemas de ensino a partir da década de 1990. A pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e documental, tendo como objeto de análise as Leis de Bases dos Sistemas de Educação e os Planos Curriculares. Os resultados indicam tendências estruturais do ensino secundário com variação da presença da disciplina de sociologia, como ausente dos currículos, optativa ou de acordo com as áreas de conhecimento. O reconhecimento da Sociologia como ciência e como disciplina; a relação entre objetivos da educação e sentidos da disciplina Sociologia; as lutas de poder/saber nos espaços de gestão curricular, são problematizações decorrentes das análises. Busca-se contribuir com o campo de pesquisa sobre o ensino de sociologia na educação básica inserindo esta discussão em contexto amplo de análise, mas em atenção as características e dinamicidades da estrutura educacional brasileira.

Palavras-chave:
 Sociologia, Ensino secundário, CPLP