Poster (Painel)
420-1 | A Licenciatura em Ciências Sociais e a implantação do debate sobre relações étnico-raciais no Ensino Médio em Catalão (GO) | Autores: | Kauane Alves Menezes1, Daniel Alves1 1 UFG - Universidade Federal de Goiás |
Resumo: O presente trabalho é uma síntese das ações e resultados qualitativos de um trabalho que realizamos há três anos junto a escolas de Ensino Médio em Catalão (GO), em especial o Colégio João Netto de Campos. Nesse colégio, o curso de Licenciatura em Ciências Sociais (UFG Regional Catalão) desenvolve um subprojeto do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no qual discutimos etnicidade e diversidade junto à comunidade escolar. Como premissas do trabalho, apontamos àquelas apontadas pelas diretrizes da Lei n.º 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Em especial, almejamos implantar a discussão da cultura negra e da desigualdade racial no Brasil como objetos de reflexão sociológica e prática pedagógica. Palavras-chave: Ciências Sociais, Licenciatura, Relações étnico-raciais |