Poster (Painel)
423-1 | A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA CIDADÃ EM JOÃO PESSOA- PB: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). | Autores: | Raphaella Ferreira Mendes3, Bruna Tavares Pimentel 3 3 UFPB - Universidade Federal da Paraíba |
Resumo:
Escola Cidadã Integral trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de funcionamento em tempo integral. As escolas observadas são a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira, juntamente com a Escola Técnica Estadual Pastor João Pereira Gomes Filho em João Pessoa-PB. As Escolas apresentam uma experiência distinta no processo de implantação do modelo de Escola Cidadã. Na primeira houve uma resistência por parte da gestão da escola e dos professores, consequentemente, acompanhando frequência de matricula do ano de 2016 só foram formadas três turmas, somando apenas 37 alunos. Acompanhamos os alunos desde o ano letivo de 2015, ainda com ensino regular, em conversas com os discentes o discurso era quase unanime que iriam sair da escola e procurar outra com ensino regular, pois alguns estudavam no turno da manhã trabalhavam à tarde. Posteriormente, na segunda escola a dinâmica de aceitação do modelo de escola foi diferente, por todos os seguimentos, tanto o corpo docente, a gestão escolar e os alunos. Observamos assim, os conflitos existentes na implantação da escola integral.
Palavras-chave: Escola cidadã, Implantação, Resistência |