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ENESEB 2017
Resumo: 425-1

Oral (Tema Livre)


425-1

Pedagogia do MST: Teoria e Prática.

Autores:
Douglas G. N. de Oliveira1
1 UNESP - FFC/MARÍLIA - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
A concentração de terras no Brasil, a partir da lógica do latifúndio, remonta desde o começo da era colonial. A mecanização do campo, última faceta deste mesmo processo, é fortemente estimulada pela lógica das Monoculturas, e encontrou na ditadura militar as condições favoráveis para seu desenvolvimento. É neste contexto que surge o MST, que representa um novo processo de luta no país. Como aponta Stedile (2012), o que existe hoje de reforma agrária no país vem deste movimento. A educação se relaciona com a maneira como os sujeitos aprendem, ou seja, desenvolvem suas potencialidades dentro de determinada prática social, é um processo de entrar em contato com o outro, com a natureza e o trabalho, de modo a modificar ou reafirmar determinado comportamento. Diferentes práticas de ensino envolvem diferentes saberes, culturas e expectativas. A partir da análise do Plano de Estudos das Escolas Itinerantes do Paraná (Lurczaki et al., 2013), observamos algumas características determinantes na pedagogia do Movimento, em sua crítica que se baseia, sobretudo, ao forte distanciamento entre os conteúdos de ensino e a realidade objetiva, que instaura um movimento de artificialização das escolas. De natureza Interdisciplinar propõe não uma discussão sobre o fazer, mas a inclusão da escola na prática social, procurando uma nova forma de organização do trabalho escolar.

Palavras-chave:
 pedagogia contra-hegemônica, cultura, movimentos sociais