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ENESEB 2017
Resumo: 426-2

Oral (Tema Livre)


426-2

O Professor, a construção da identidade e suas relações no meio docente. Um percepção dos formandos do Curso de Ciências Sociais/UFPB.

Autores:
Raphaella Ferreira Mendes1,1, Bruna Tavares Pimentel1,1, Weverson Bezerra Silva1,1, Heytor de Queiroz Marques1,1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Muitos são os questionamentos e discussões a cerca da formação profissional dos professores, o papel da escola na construção do indivíduo, a influência do meio nesse processo, elementos externos que trazem para a construção dos saberes. Isso e entre outras problematizações na relação do professor enquanto sujeito do conhecimento. Esse trabalho será abordado identificar conceitos gerais sobre a construção do indivíduo, descrição da problematização e a relação da formação docente dos estudantes de Ciências Sociais. O projeto PIBID que tem como principal objetivo o desenvolvimento do ensino na rede pública e um caráter subjacente de fortalecimento da formação do professor. Auxiliando tanto a educação na esfera da escola no convívio quase que diário na sala de aula nas escolas de ensino básico, quanto na universidade com caráter de debates e diálogos com os demais cursos da licenciatura, nesse projeto se pode perceber a importância do projeto na formação. Isso nos faz refletir, sobre qual a verdadeira função da licenciatura e a quão valorizada esta a carreira de professor, com isso se faz levantar diversas questões que são fundamentais para o rumo da licenciatura e também faz com que o diálogo entre todos os métodos que devem ser tomadas para o desenvolvimento do curso e da licenciatura em Ciências Sociais. No caso dos docentes, verificar dificuldades enfrentadas no primeiro contato com a sala de aula na postura de professor, e analisar as diferentes experiências vividas.

Palavras-chave:
 Formação, Ciências Sociais, Docente, UFPB