Imprimir Resumo


ENESEB 2017
Resumo: 428-1

Poster (Painel)


428-1

“PROCURA-SE REPRESENTAÇÃO NEGRA!”: LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PARA AS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores:
DIEGO RAMON SOUZA PEREIRA2
2 SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Resumo:
A literatura pode ser usada como recurso, para a compreensão da realidade social assim como tornar- se um excelente instrumento de reflexão para pensar questões como: sexualidades, relações de gênero, relações raciais e étnicas, entre outros que marcaram e ainda repercute na construção das identidades dos sujeitos/alunos. O imaginário social representado nos cordéis de Leandro Gomes de Barros aponta características moralizantes no período do fim do século XIX, em relação ao ser negro, trazendo em seu texto elementos que possam retratar o racismo científico vigente no pensamento intelectual dos primeiros anos da República (Vianna, 1932; Rodrigues, 1905; Schwarcz,1993). A partir do cordel intitulado “Romano e Ignácio da Catingueira” pretendeu-se compreender se a existência de traços de racismo científico e como este se insere na escrita do cordelista. A partir disso foi feito em sala de aula: identificações de similitudes entre a representação negra no cordel e o pensamento racializador do começo do século XX, entendimento de que o fazer literário não está fora do contexto socio-histórico do literato (Bourdieu,1992) e por fim foi solicitado aos discentes construções de pequenos poemas em que estivesse revertido esta posição de subalternidade negra. Assim os cordéis podem e devem ser utilizados como um recurso metodológico para as aulas de Sociologia no Ensino Médio.

Palavras-chave:
 Cordéis, Racismo Científico, Sociologia no Ensino Médio