Oral (Tema Livre)
431-1 | O Patrimônio Histórico Como Representação Coletiva.
O Uso de Um Recurso Lúdico na Construção do Saber.
| Autores: | Mário Jorge Barreto Ribeiro1 1 UFC - Universidade Federal do Ceará |
Resumo: Os alunos do ensino médio têm sua atenção bastante disputada por elementos externos à escola, suscitando nos docentes a necessidade de buscar recursos didáticos capazes de cooptar a atenção dos alunos no momento da construção do conhecimento. Nas aulas de sociologia essa conjuntura não seria diversa e ainda há um agravante: a reduzida carga horária destinada à disciplina. Como uma alternativa frente aos recursos didáticos tradicionais, o objetivo desta oficina se caracteriza por apresentar um jogo que tem por intuito explorar o conceito de Representação Coletiva na obra de Emile Durkheim, a partir de um dialogo interdisciplinar com a Educação Patrimonial problematizando o Patrimônio Histórico como uma forma de Representação Coletiva. O enfoque principal será o conceito mencionado, porém há outros temas que podem ser explorados a partir do recurso proposto, por exemplo, o tópico da cultura. Os processos de reconhecimento dos bens patrimoniais possibilitam discussões capazes de fomentar a imaginação sociológica nos alunos. Uma forma de promover esse debate é a partir de um jogo de cartas com elementos da cultura local; cada professor poderá selecionar aqueles mais característicos de sua cidade e atribuir-lhes uma pontuação prévia a cada figura. As cartas podem ser confeccionadas manualmente, através de papel e canetas coloridas, ou a partir de um design gráfico. O Jogo permite até quatro jogadores. Ganhará o jogador que acumular mais pontos. Palavras-chave: Patrimônio, Representação Coletiva, Jogo |